Mais sobre os Monstros

Os monstros estão entre nós!

   Quando o vapiro Sandoval recebe de herança um antigo casarão no centro da cidade, resolve ir morar lá levando consigo mais cinco amigos monstrusos que estavam igualmente perdidos em um mundo novo e que aparentemente não tinha mais nada a lhes oferecer.

   Com a necessidade urgente de adaptação, vivem uma constante tarefa de minimizar o máximo possível suas diferenças com os outros cidadãos ditos "normais", tentando viver o estilo de vida comum em uma metrópole. Mas, como você irá comprovar, isso nem sempre será possível!

   Nossos cômicos e terroríficos amigos ainda têm que conviver com a presença de um suposto fantasma que recusa-se a abandonar o casarão. Também devem se esquivar das investidas do bisneto de Van Helsing - que para infortúnio dessa troupe decide seguir a mesma profissao do bisavô: caçador de monstros. Também acompanharemos as indesejadas visitas de um corretor de imóveis, ávido por comprar o terreno do casarão a qualquer custo, para transformá-lo em mais um prédio de escritórios.

   Acima de tudo, as tiras de Monstros Urbanos representam para mim uma tentativa de se abordar, com bom humor, temas sobre conviver com diferenças e o exercício de controlar nossos monstros interiores, tentando harmonizar com o mundo que nos cerca. Sobre isso ser certo ou errado, vamos julgar de acordo com a situação e com a história de vida de cada um.

   No mais, pretendo atualizar o blog semanalmente com novas tiras, e desejo a todos uma boa leitura, dias de paz e vitórias... e claro, sem sustos ao cair da noite!

Nossos Heróis

Saiba aqui mais sobre cada um de nossos amigos. Em comum, eles possuem o fato de a maioria serem centenários, resistindo até nossos dias pelos mais diferentes motivos, e estarem tentando se adaptar ao nosso modo de vida. Se deverão ser respeitados, amados ou temidos, as suas tirinhas diárias vão dizer e você decide!


Sandoval: Intelectual, mais oportunista do que planejador, Sandoval é tido também como espertalhão, porém é um líder nato. Responsável por unir o grupo outrora perseguido e rejeitado e dar-lhes esse lar no coração da cidade, detém, sem dúvida, a palavra final em meio à essa turma. Com a herança recebida de sua família, abriu uma agência de seguros e é com ela que mantém a si e à sua troupe. Quando quer ou em situação de estresse, como todo vampiro que se preze, assume a forma de morcego, o que lhe permite também sair mais rapidamente de situações embaraçosas.




Bia: A doce Bia é uma garota-zumbi e a mais jovem do grupo.Por algum tempo esteve aterrorizada com sua condição, mas conformou-se com o tempo e fora adotada por Sandoval, fazendo agora parte da troupe. Com seus cabelos sempre cobrindo um dos olhos - dizem que faz isso pra não perceberem que este olho há muito perdeu-se da orbita - conserva os sonhos da adolescencia, e assim como Pinóquio, ainda pretende reencontrar o caminho de sua humanidade definitiva com a ajuda do Dr. Krainer.






Frank: O bom e velho Frank ainda se comporta como uma criança, aprendendo um pouco mais do mundo a cada dia. Ingênuo, mas extremamente confiável, pode ser o amigo ideal  - desde que seja para ouvir e não ser ouvido... Conta volta e meia com a ajuda do Doutor Krainer para reposição de algumas de suas peças e demais ajustes de manutenção.









Lobato: Como pode-se perceber, é um licantropo, ou seja, tem a capacidade involuntária de se transformar em lobo. Porém, vitimado por uma maldição lançada há algum tempo, Lobato não pode mais voltar a sua condição humana. Um dos mais jovem do grupo, tem a impetuosidade e obstinação da juventude, bem como sua teimosia às vezes.






Gervásio: O mais "idoso" da troupe  - sim, uma vez que se trata de uma múmia milenar - nem por isso pode ser considerado o mais sensato: Gervásio de fato não se deixa conter aos seus ímpetos, porém é um excelente companheiro pra todas as horas.








Noêmia: Depois de séculos aprontando todas, a velha bruxa Noêmia conseguiu um elixir de longevidade e decide se arrepender de suas maldades, tentando passar o resto seus dias com a maior tranquilidade possível - coisa que não será tarefa das mais fáceis, até porque têm recaídas constantes motivadas pelas trapalhadas de seus amigos.





 Outras turmas monstruosas na mídia

  
   Os Monstros Urbanos são iguais à Família Addams? Iguais à Turma do Arrepio? Iguais à Turma do Penadinho?

   Nãããããão! Definitivamente, não. Os integrantes da Família Addams não parecem conscientes de sua diferença com os demais humanos e agem como se suas atitudes macabras fossem a coisa mais natural e coerente do mundo. Além disso, os personagens criados por Charles Addams na década de 1930 estão ligados por laços mais profundos de familiaridade, em Monstros Urbanos, a união se dá por conta da necessidade mútua de adaptação.

   A Turma do Arrepio, criação do desenhista brasileiro César Sandoval em 1989, possuia personagens parecidos e o enfoque no terror, mas as histórias eram voltadas ao público infantil. Assim, seus personagens eram representados como crianças e com um traço mais infantil. O mesmo ocorre com A Turma do Penadinho, de Maurício de Souza

   É possível citar ainda a série de desenhos animados Monstros Camaradas (no original, "Groovie Goolies") que foi um desenho produzido pela Filmation em 1970. Ele mostrava as aventuras de um grupo de monstros que formavam uma banda de rock muito legal. Quem foi criança em tempos de ditadura, certamente deve lembrar do  Frankentein desdentado, o Drácula que sempre errava a janela e dava de cara com a parede, o Lobisomem e e outros monstros que alegravam as tardes infantis dos anos 70. Os Monstros Camaradas também foram exibidos na década de 70 no Brasil, viviam juntos em um castelo tocando músicas muito loucas e também tinham, claro, as crianças como público alvo.

   Voltado ao público infanto/juvenil e também adulto, o humor em Monstros Urbanos é irônico e ácido, as tiras são o pano de fundo para críticas à sociedade, ao consumo, política, religião e sobretudo à discriminação.
.